Entenda os principais indicadores de vendas da drogaria
Para o gestor saber como está o resultado do seu negócio é fundamental analisar os indicadores de desempenho da farmácia. Esses dados são uma ferramenta de gestão que permite verificar a performance do negócio.
A partir dos indicadores de desempenho da farmácia é possível saber, por exemplo, quais foram as metas alcançadas no período ou se os recursos financeiros foram aplicados de maneira eficaz.
Os indicadores auxiliam o gestor na análise e identificação das metas da drogaria. Dessa forma, é possível saber se os objetivos serão atingidos no prazo estipulado no planejamento. Além disso, é possível também mensurar a performance das atividades operacionais.
Como escolher os indicadores de desempenho da farmácia
Cada uma das categorias de indicadores de desempenho da farmácia é composta por vários tipos de informações coletadas dos sistemas da drogaria. Esses dados são chamados de KPIs, que significa o termo em inglês Key Performance Indicator.
Administrar com análise de indicadores melhora a gestão da farmácia
Cada KPI da drogaria possui uma função diferente. Por isso é necessário que o gestor saiba o objetivo do negócio para definir quais serão os indicadores mais adequados para fazer o acompanhamento.
A partir da análise dos indicadores de desempenho da farmácia é possível alcançar vários objetivos, entre eles:
- aumentar as vendas
- diminuir a ruptura
- otimizar a reposição de mercadorias
- aumentar o ticket médio
Com as informações fornecidas nos relatórios, o gestor consegue verificar as necessidades da empresa e promover melhorias para manter a sua lucratividade.
Priorizar a escolha dos indicadores garante eficiência
Para que a análise dos indicadores de desempenho da farmácia seja mais eficiente, o ideal é priorizar os dados que serão mais importantes para alcançar o objetivo do negócio.
Uma drogaria possui muitos tipos de indicadores e escolher um conjunto deles para analisar ajuda a reduzir o tempo necessário para esse trabalho sem comprometer a avaliação do gestor.
Há indicadores relacionados ao custo operacional, como aluguel, por exemplo, e com as vendas, como faturamento da farmácia e o volume de vendas. Entre os principais indicadores de desempenho da drogaria mais utilizados em análises estão o ticket médio e o custo das mercadorias vendidas.
Custo das Mercadorias Vendidas
Para uma boa análise de dos indicadores de desempenho da farmácia é fundamental conhecer o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) da loja. Esse índice está relacionado com o valor pago pela mercadoria ao fornecedor direto, ou seja, ao distribuidor ou à indústria.
O cálculo percentual é feito utilizando o valor total de custo das mercadorias dividido pela venda líquida, multiplicado por 100. A partir do resultado do CMV é possível encontrar quais são as necessidades de ajustes na estratégia da farmácia.
- Acima de 71%: considerado um CMV alto, esse índice pode demonstrar problemas com baixa participação em genéricos e similares no mix de produtos da farmácia, alta participação de perfumaria, descontos concedidos com valores muito altos ou excesso de participação de propagados;
- De 60% a 71%: considerado um CMV médio, necessita de acompanhamento dos índices. O gestor pode atuar para melhorar as compras e descontos de vendas;
- Menor do que 60%: considerado um CMV baixo, pode demonstrar falta de mercadorias, baixa participação dos propagados e necessidade de vendas agregadas, como campanhas com vitaminas.
Erro no cadastro de fracionamento de produtos na farmácia gera CMV alto
É importante ter em mente que esse indicador é extremamente importante para o sucesso da drogaria. Ele demonstra se há boa negociação de produtos e se a rotatividade dos itens acontece como planejado. Estoque parado por muito tempo significa uma grande quantia de dinheiro que poderia ser aplicada em outras ações, por exemplo.
Ticket médio
Um dos indicadores de desempenho da drogaria é o ticket médio. O cálculo é feito ao dividir o valor do faturamento com o número de vendas. Esse índice está bastante relacionado à qualidade do mix de produtos, pois um baixo ticket médio pode ser um alerta de que é preciso incrementar os SKUs da farmácia.
Programas de fidelidade aumentam ticket médio em farmácias
Um índice baixo de ticket médio também pode sugerir outros problemas, como a dificuldade do cliente em encontrar o produto nas gôndolas. Dessa forma, a desistência pode ser um fator recorrente nas vendas.
Por isso, a análise desse indicador de desempenho da drogaria é fundamental para ajustar as estratégias de exposição e de promoção de produtos.
Avaliação dos indicadores de desempenho da farmácia
Os indicadores de desempenho da farmácia que forem escolhidos para serem avaliados precisam atender a três critérios: ser um índice; estar relacionado com a meta da loja; e possuir um limite de tolerância. Saiba o que são cada um desses critérios abaixo:
- índice: o indicador deve demonstrar a performance de um processo ou estratégia do negócio
- meta: o indicador precisa, necessariamente, estar relacionado com a meta estabelecida
- limite de tolerância: é a característica relacionada ao percentual de variação da métrica analisada, ou seja, a margem de erro aceitável
A escolha do conjunto de indicadores é fundamental para atingir os melhores resultados. Isso porque, se o gestor analisar todos os dados existentes, é possível que o excesso de informações coletadas cause dificuldades durante o trabalho e diminua a precisão e a avaliação.
Administrar com análise de indicadores melhora a gestão da farmácia
Ações com base nos indicadores de desempenho
Depois que o gestor faz a análise dos indicadores escolhidos e identifica os possíveis problemas, é importante criar um plano de ação. O objetivo deve ser corrigir as falhas para manter os processos alinhados às metas da drogaria. Além disso, é fundamental o gestor evitar que os problemas ocorram novamente.
Após a implementação das soluções é preciso que o gestor faça uma avaliação contínua de todos os indicadores de desempenho da farmácia para verificar se as ações foram eficazes para o sucesso dos resultados.
Analise mensalmente os indicadores da sua drogaria para avaliar a performance do negócio e manter as vendas em crescimento!
Fonte: Farmarcas