Falsificação de Boletos, saiba como identificar
Você já deve ter recebido um e-mail com informações duvidosas, como um “suposto” e-mail contendo um boleto para pagamento de uma empresa, na qual você tem um serviço contratado e esse boleto possuía os dados aparentemente “iguais” aos outros que você costuma pagar, sendo assim, você realiza o pagamento, mas o que você não observa é que os dados do beneficiário estavam divergentes do boleto recebido.
Nesse momento, você percebe que caiu em um golpe!
O Banco Central exige o registro de todos os boletos, inclusive dos fraudulentos, somente dessa maneira se consegue pagar um boleto e o beneficiário recebê-lo.
Normalmente os golpistas utilizam de identidades falsas para conseguir criar contas em bancos e realizar assim o registro dos boletos falsos, após o registro dos boletos, os dados são adulterados para informações iguais as da empresa que eles querem dar o golpe, então eles enviam aos clientes.
Sempre confira os dados no próprio boleto e antes de efetivar o pagamento.
Nos canais digitais como: internet banking, aplicativo e caixa eletrônico, sempre vemos na tela as informações do beneficiário antes de confirmar o pagamento.
Fique atento às dicas que preparamos para você.
Dica 1
Fique atento ao código de barras
Normalmente os números são exatamente iguais, tanto em cima das informações do boleto, quanto abaixo.
Os 3 primeiros dígitos ao lado do logotipo do banco que emitiu o boleto, representam o código do banco emissor do boleto e de recebimento do beneficiário. E os 10 últimos dígitos são referentes ao valor do boleto.
Se essas informações estiverem divergentes ou mesmo apagadas e borradas em alguma parte do código de barras, desconfie!
Dica 2
Confira os dados do boleto
Confira sempre se todos os dados estão corretos, como:
- Data de vencimento
- Nome do beneficiário
- CNPJ
- Valor do boleto
- Número do documento
- Data do documento
Dica 3
Dados do Beneficiário
O nome da empresa beneficiária pelo pagamento, deve estar descrito no boleto. Pode ser a Razão Social ou o Nome Fantasia, se o nome não estiver descrito ou houver um nome diferente da empresa que receberá o pagamento, cuidado!
Dica 4
Phishing
Sabemos que dentro das empresas, uma das mais importantes ferramentas de trabalho é o e-mail, mas infelizmente os golpistas também se utilizam dessa ferramenta para realizar muitos ataques cibernéticos.
Phishing é uma técnica utilizada por golpistas para enganar usuários, obtendo assim, informações confidenciais, como nome de usuário, senha e detalhes de cartão de crédito, entre outros.
Como identificar e-mails falsos ou perigosos?
1. Verifique se o remetente do email está correto
Os golpistas alteram os pequenos detalhes, coisas como apenas uma letra ou modificam o domínio do e-mail referente a empresa que você está acostumado a contactar.
2. Links podem ser perigosos
Na maioria das vezes, um e-mail falso vem acompanhado de links e botões call to action (chamadas para uma ação).
Tenha muito cuidado e não clique imediatamente em nenhum link sem antes confirmar a sua origem.
3. Cuidado com os anexos
Nunca abra um anexo que você receber em seus e-mails, sem antes, verificar a legitimidade do e-mail, e-mails falsos com anexos contêm muitas ameaças que são perigosas como vírus e spyware e são através desses ataques que as informações confidenciais são capturadas.
4. Erros de gramática e ortografia são muito suspeitos
Observe bem se o e-mail recebido tem muitos erros de gramática e de ortografia, isso com certeza é um e-mail suspeito.
5. Fraudes costumam aparecer como urgentes ou solicitando dados pessoais
Desconfie de e-mails que solicitam a máxima urgência de atenção, se for legítimo a pessoa poderá resolver com você por telefone ou pessoalmente.