Fazendo um plano simples de vendas para crescer em 2020
O importante é focar no aumento da produtividade. E para isso, é fundamental investir em planejamento e automação
Um plano simples de vendas deve ser curto, simples e direto. Ele deve conter essencialmente os objetivos e metas de receita acrescidos das ações para conquistar novos clientes e crescer as vendas a partir dos já existentes.
Veja, a seguir, algumas dicas que te auxiliarão no plano:
- Defina sua meta com objetividade
Este é um elemento importante do plano simples de vendas, pois definirá o ritmo do crescimento.
Considere estes pontos:
- Com base no planejamento estratégico e oportunidades de negócios, qual a meta de crescimento que faz sentido para sua empresa?
- Qual a capacidade de vendas de clientes existentes versus vendas de novos clientes que sustentará este crescimento?
- Quais as restrições de capacidade do seu negócio? Por exemplo: se você planeja crescer 20% e isto significa contratar mais balconistas; você tem os recursos financeiros para aumentar sua folha de pagamento?
2. Cuide do crescimento dos seus novos clientes
- Defina o seu mercado-alvo para verificar como se conectar com eles como, por exemplo, mídias sociais, marketing on-line e outros estímulos.
- Use as metas para determinar quais os melhores clientes potenciais e concentre recursos para conseguir atingi-los.
- Peça indicações de clientes existentes – não só para dar credibilidade e validação à sua empresa, mas também peça aos seus clientes que indiquem outras pessoas ou empresas (convênios) que podem ter interesse no que você vende.
- Incentive a sua equipe de vendas a conquistar novos clientes. Faça isso com premiações por clientes novos ou comissionamento diferenciado.
- Construa uma planilha de controle e acompanhamento da conquista dos novos clientes para verificar a efetividade das conquistas.
Programa de fidelização – uma necessidade para o varejo
3.Crescimento com clientes existentes
É fundamental ter uma boa estratégia de fidelização de clientes e crescimento baseado nos já existentes. Veja alguns aspectos a considerar:
- Invista na satisfação dos clientes e ouça atentamente o feedback deles sobre seus produtos e serviços. Faça pesquisas de satisfação para obter dados estruturados sobre a percepção deles.
- Faça um mapeamento dos clientes atuais e identifique quais produtos podem ser vendidos em forma de venda associada para cada um deles, a fim de aumentar o valor do tíquete médio.
- Desenvolva ações de relacionamento com clientes existentes e aproveite para aprofundar o relacionamento com eles.
- Use os dados que tem em seu sistema de automação, como cadastros, para identificar o volume de clientes com compras com atendimento personalizado e os que apenas utilizam o autosserviço.