Marketing Promocional: Como usar na sua Farmácia?
Quando falamos em marketing promocional, logo as pessoas já imaginam alguma oferta imperdível com cartazes espalhados pelas farmácias e drogarias. Mas o que muitos não sabem é que essa é apenas uma das estratégias utilizadas pelo marketing promocional. E todas têm o mesmo objetivo: construir um relacionamento entre a marca e o cliente.
São várias estratégias que você pode utilizar para gerar vendas, fazer a sua marca ser reconhecida pelo seu público-alvo e fidelizar os clientes – tudo ao mesmo tempo! Quer saber mais? Então confira quatro das principais formas de se fazer marketing promocional e aprenda como aplicá-las no dia-a-dia.
1 – Apresentação
de produtos e serviços
Principalmente para pequenas farmácias e marcas que estão recém se inserindo no mercado, apresentar o que você vende diretamente para o seu público é essencial. Afinal, ninguém tem muita confiança ao adquirir algo que não conhece, não é mesmo? Por isso, uma dica do marketing promocional é sempre oferecer amostras grátis ou degustações dos seus produtos e serviços!
Você já deve ter notado, inclusive, que essas ações são bastante comuns em shoppings e supermercados. Mas também pode ser aplicado em farmácias e drogarias! Dessa forma, você consegue destacar a sua marca nos próprios pontos de venda e, assim, impactar os seus potenciais clientes antes da decisão de compra.
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2 –
Distribuição de brindes
Lembra daquela máxima do “quem não é visto, não é lembrado”? Pode até parecer bobagem, mas isso faz muito sentido dentro do marketing promocional. Por isso, uma estratégia bastante conhecida é a distribuição de brindes para os clientes! Além de serem um mimo para quem já compra de você, o brinde é também um excelente material de divulgação, já que carrega o seu logo.
Por isso, é importante oferecer brindes úteis, que possam ser utilizados no dia a dia e tragam alguma vantagem para o seu consumidor. Canecas e canetas são itens que facilitam a rotina do escritório, assim como os imãs de geladeira, que servem de enfeite para a casa e fazem o cliente lembrar de você sempre que precisar ligar.
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3 – Ofertas
Uma forma de influenciar o seu consumidor-alvo a comprar de você pela primeira vez ou até mesmo voltar a comprar é com as ofertas. Sejam condições de pagamento diferenciadas, reembolsos na compra ou cupons de desconto, o importante é ter um diferencial para o cliente escolher a sua marca.
O imã cupom, por exemplo, é uma excelente forma de conquistar os clientes e fazê-los comprar de você mais de uma vez. Afinal, a cada compra ele terá a vantagem de utilizar um cupom com um desconto diferente!
4 – Incentivos
Outra estratégia chave para fazer funcionar o marketing promocional em sua empresa são os incentivos. Programas de ponto (em que se acumula pontos para trocar por desconto e/ou brindes), cartão fidelidade (para fidelizar os clientes), concursos premiados (para estimular o aumento dos valores investidos em compras). São apenas algumas formas de melhorar o relacionamento com os seus atuais clientes.
Assim, você consegue oferecer vantagens para eles continuarem comprando de você. Além disso, é uma forma de fazer a sua marca reconhecida pelos seus potenciais clientes.
Agora está fácil traçar o planejamento de marketing promocional da sua farmácia.