O cadastro de produtos na gestão do estoque

O cadastro de produtos na gestão do estoque


A gestão do estoque e organização do cadastro de produtos são peças-chave na gerência de um estabelecimento. Além de dar controle de diversas formas, manter um bom cadastro ajuda na lucratividade e agilidade de vendas.

Com o controle do fluxo de produtos e filtragens, o manuseio também se torna mais prático e rápido. Tendo ciência de quais produtos devem ser vendidos primeiro, quais são equivalentes e onde se localiza cada um no estoque físico, as vendas podem ser afetadas positivamente.

Em um estoque de muitos itens o controle manual pode ser humanamente impossível, por isso, a automação de processos pode ajudar. Com uma ferramenta especializada é possível ter acesso a relatórios sazonais e diminuir a demanda de trabalho humano, evitando erros e potencializando as vendas.

Alguns cuidados com o cadastro são necessários para a gerência. Hoje veremos algumas dicas e bons hábitos na organização.

Vantagens

O estoque é o combustível para a movimentação do seu negócio. E assim como fazemos em nossos veículos, precisamos de atenção não só na quantidade, mas também na qualidade e gerência do mesmo.

Conhecendo seus produtos e tendo tudo registrado, é possível promover uma melhor filtragem em caso de buscas e um melhor fornecimento de informações a seus clientes.

O controle de estoque na área de saídas e entradas ajuda no abastecimento de itens realmente necessários, evitando compras de produtos desvantajosos. Já no ato da venda, uma boa organização pode promover uma melhor “queima” ao sugerir a venda de produtos próximos ao vencimento ou onerosos no estoque.

Com um bom cadastro de produtos e gerência de estoque, há também a possibilidade de emissão de relatórios; fluxo de saída, quantidade por linha, curva ABC e outros podem ajudar ainda mais.

Quais informações manter em meu cadastro de produtos?

Informações como nome, código de barras e quantidade são apenas o começo. Um bom cadastro de produtos conta com o máximo de informações possíveis para o melhor manuseio.

Crie filtros. Para ajudar durante pesquisas e emissão de relatórios, nada melhor que uma boa filtragem. Informe o tipo de produto durante o cadastro, coloque características em comum entre ele e outros do estoque.

Faça o endereçamento do estoque. Sabemos o quanto é frustrante não encontrar algo no depósito, ou não saber em qual prateleira colocar. Esse tempo a mais não pode ser passado para o consumidor. Pensando nisso, há uma estratégia de endereçamento do estoque. Esse processo consiste em cadastrar seções e grupos nos produtos e organizar a loja com o mesmo padrão. Assim, a consulta se torna mais fácil e ágil.

Tenha mais informações. Para a segurança do lojista e do cliente, sempre tenha o máximo de informações sobre o produto. Em um sistema para o ramo de fármacos, por exemplo, há a opção de cadastro de princípio ativo, ajudando em filtragens e nas vendas. Ter registro do fabricante, quantidade e linha, passam segurança e transparência ao comprador. 

Controle lotes e validades. O controle de vencimento e lotes dos produtos pode ajudar o comerciante a evitar perdas na loja, e até mesmo vendas de produtos impróprios para consumo. 

Realize a automação

Em alguns estabelecimentos, o controle de estoque sem a ajuda de alguma ferramenta é quase impossível. Devido ao volume de produtos e diversidade dos mesmos, empresas têm optado por uma solução digital.

Com o uso de um software especializado, a gerência é facilitada logo no cadastro de produtos. Com a importação de notas digitais, o cadastro já é alimentado com códigos, lotes, preços e até mesmo informações fiscais.

A possibilidade de armazenamento de mais informações como linhas, grupos e seções, ajudam nas filtragens e endereçamento de estoque. Desta forma, a agilidade ao localizar o produto é facilitada.

Relatórios de fluxo de vendas, lucratividade, curva ABC e estoque mínimo e máximo, ajudam no processo de novas compras, evitando gastos desnecessários e priorizando os produtos mais rentáveis. Por si só, isso já garante uma melhor gerência financeira na loja.

Seguindo alguns protocolos é possível organizar seus produtos de forma definitiva. Ao criar bons hábitos, será difícil voltar a um cadastro básico. Conhecendo bem o combustível e sabendo usá-lo da melhor forma, seu negócio irá rodar sempre com segurança e a todo vapor.

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