O que é um projeto inteligente para farmácia?

O que é um projeto inteligente para farmácia?

Um projeto inteligente para farmácia é aquele que faz com que o consumidor se sinta bem no estabelecimento. Muito se fala hoje sobre experiência de compra. Deixar o cliente à vontade na loja é essencial. Além disso, permitir que ele encontre com facilidade o que necessita é muito importante.

Um dos grandes desafios do varejo farmacêutico é a criação de estratégias que visam influenciar o shopper a comprar. Outro fator é fazer com que ele percorra mais os caminhos dentro da loja. Isso depende do perfil do cliente. Homens, mulheres ou idosos frequentam categorias diferentes de produtos. A farmácia deve contemplar todos os tipos de público e ter “fluxos” diferentes para cada um deles. Isso é o que um projeto inteligente para farmácia significa.

Veja a seguir alguns fatores que mostram que uma drogaria possui um projeto inteligente:

Fluxo de compra

Uma farmácia moderna possui móveis que fazem com que o cliente se interesse por outros produtos além do que buscava. Gôndolas mais longas e produtos relacionados expostos com mais proximidade são fundamentais.

Outro fator fundamental é o posicionamento das categorias corretas. Definir o perfil do cliente é muito importante. Assim o empresário consegue expor os produtos de maneira que o consumidor localize o que necessita e os itens relacionados àquela compra.

Móveis modulares

Um projeto inteligente para farmácia inclui móveis modulares. A loja fica mais flexível com módulos que permitem a troca de categorias e produtos de lugar. Às vezes um produto não está chamando a atenção dos clientes em um local, e posicioná-lo em outra área da farmácia pode trazer resultados melhores. Prateleiras, gancheiras e gôndolas facilitam a organização da loja e permitem que o empresário disponha os produtos da maneira que faz mais sentido, de acordo com o comportamento de seus consumidores.

Entenda como o cestão de ofertas pode melhorar as vendas na farmácia 
É preciso ficar alinhado com o público que frequenta a loja. Móveis muito sofisticados podem “assustar” os clientes em um bairro muito simples. Ou o contrário também pode acontecer. Móveis mais simples podem não estar de acordo com a expectativa de um público com maior poder aquisitivo.

Mobiliário alinhado com perfil do público

É preciso investir em móveis de qualidade e que permitam montar estratégias de PDV, sem falar na durabilidade desse tipo de material. Um mobiliário inteligente traz, aproximadamente, resultado 30% maior.

Gerenciamento por categoria

gerenciamento por categoria é um dos principais fatores de sucesso. Um projeto inteligente para farmácia deve conter a organização de diversos produtos, de acordo com a apresentação e os itens relacionados.

É possível organizar as seguintes categorias nesse tipo de estratégia:

PerfumariaCutelariaMedicamentos
CabelosBoa formaHomem
MIPsInfantilPrimeiros socorros
DermocosméticosManipulaçãoOrtopédicos
MaquiagemSuplementosBeleza

Hoje o negócio funciona para atuar na prevenção, saúde, bem-estar e beleza dos seus consumidores. Para tanto, muitas farmácias usam o layout a fim de provocar sensações e favorecer o ambiente de compras.

Por conta disso, é fundamental investir na área destinada ao autosserviço dentro da loja. Planeje a sua expansão com um projeto inteligente para farmácia e tenha sucesso com o seu negócio!

Fonte: Farmarcas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp!
Fale com a gente!
Olá, posso te ajudar? Fale com a gente!