Os diferentes profissionais dentro da drogaria e seu impacto no bom atendimento

Os diferentes profissionais dentro da drogaria e seu impacto no bom atendimento

Assim como em qualquer empresa a drogaria depende, não apenas de um, mas de alguns profissionais para executar os trabalhos do dia-a-dia. Levando em consideração uma drogaria de pequeno/médio porte com horário de funcionamento de 12 horas/dia, 7 dias por semana, para garantir um bom atendimento ao público precisa de ao menos:

  • 2 farmacêuticos;
  • 2 balconistas;
  • 2 caixas;
  • 1 gerente;
  • 1 entregador;
  • 1 auxiliar administrativo.

Os turnos podem ser separados por dois de 6 horas em contratos de 44h  semanais possibilitando o funcionamento todos os dias da semana, respeitando a carga-horária do seu funcionário. Estas simples observações dará a empresa suporte do farmacêutico por todo o horário de funcionamento e não irá sobrecarregar ninguém.

Cada profissional deve estar alocado devidamente em suas funções, e não exercendo outras. Como por exemplo o balconista no caixa, ou o farmacêutico no caixa. Não faz sentido ter um profissional com responsabilidade de outro funcionário, ou ter aproveitamento de profissionais para economia de cargos, isso só aumenta as rupturas de estoque, qualidade no atendimento e diminui a confiança dos clientes. Além disso, geralmente um profissional sobrecarregado de atividades não consegue desempenhar bem as suas funções.

Dentro da drogaria é comum, dentre outras atividades,  ter o atendimento ao cliente,  administrativa, gestão, controle de estoque, compras e controle de legislação. Faz sentido a pessoa que é da administração atuar no balcão, no atendimento ao público? Ele estará deixando de realizar as atividades administrativas e de pensar estrategicamente.

Por tanto essa visão é necessária a você gestor de uma Drogaria. Por diversas vezes não adianta ter um mix maravilhoso de produtos sem investir no profissional correto para a venda por exemplo.

As modernas visões no âmbito de gestão são responsáveis pelo bom atendimento e resultados de uma empresa. Trabalhar para que os objetivos sejam alcançados, focando nesse aspecto o colaborador terá condições de dar mais atenção aos clientes aumentando assim a satisfação, a fidelização e o faturamento.

O bom atendimento começa atrás do balcão, com otimização de processos e organização da empresa. Em segundo plano temos outros atributos mínimos para dar continuidade a fidelização dos clientes, como por exemplo a comunicação:

  • S.C.O.T. (Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência);
  • Crie um encantamento, seja simpático, não deixe o cliente sozinho no meio do atendimento;
  • Conheça seu cliente;
  • Conheça os produtos;
  • Seja ágil;
  • Garanta a segurança do seu cliente;
  • Dê atenção no pós-venda.

O bom atendimento tem como objetivo melhorar a interação do cliente e estabelecimento. Ele facilita entender as necessidades dos clientes, garante confiança, facilita o desenvolvimento de vantagens para sobressair sobre os concorrentes. Portanto comece a padronizar suas ações dentro da sua drogaria, distribua adequadamente as atividades entres os diferentes profissionais e aproveite os benefícios e a melhoraria do seu retorno financeiro.

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