Os pilares de um bom atendimento ao idoso em drogarias
De acordo com os dados do IBGE até o ano 2060 terão 19 milhões de pessoas idosas com mais de 80 anos no Brasil. Os idosos representam também um grande público consumidor de medicamentos, sendo o atendimento ao idoso uma das práticas que mais merecem atenção.
Para alcançar o sucesso nas vendas temos que aperfeiçoar cada vez mais o atendimento ao cliente. Neste caso estamos dando ênfase ao público idoso, e vamos enumerar os principais pontos de um atendimento adequado e de qualidade para esse perfil de paciente/cliente.
- O idoso é um cliente de perfil exigente, mas por quê? Ele necessita de atenção especial, de diálogo simples, que enfatiza os pontos de importância sobre o produto que irá comprar, seja um medicamento ou suplemento, ele terá que ser bem informado a respeito, para evitar erros de medicação.
- O cliente de terceira idade precisa de suporte físico da estrutura para facilitar a locomoção dentro da Drogaria. Alguns exemplos são os corrimãos, rampas de acesso, tudo para facilitar a locomoção com cadeira de rodas, andador, bengalas ou muletas para ajudar a dar equilíbrio. O conforto é fundamental, por tanto, ter umas cadeiras para sentarem faz total diferença no atendimento a este público.
- Reforce a gentileza e a atenção, pois são atitudes fundamentais no atendimento ao idoso. Não deixe-o sozinho ou desvie sua atenção do cliente, pois ele precisa se sentir acolhido e isso também trará confiança. Seja gentil, ofereça promoções etc.
- Saber se comunicar de forma mais simples e objetiva ajudará a cativar a confiança desse perfil de cliente. Por tanto, se existe necessidade de passar informações complexas para eles, simplifique-as.
- A rapidez no atendimento é um diferencial, tem idoso que gosta de conversar, outros já não querem nem falar o nome do medicamento, pedem para olhar no cadastro deles. É bom identificar o perfil e ter o discernimento durante o atendimento.
- Faça cadastro dos teus clientes, mantenha uma conexão com eles para falar sobre ofertas e comodidade para fazer pedidos ou orçamentos. Esses clientes costumam utilizar medicações continuadas, então um contato com antecedência para falar sobre o medicamento que está perto de acabar é sempre um boa forma de conquistar esse público. Faça telemarketing ligue sempre para lembrar das ofertas ou perguntar se precisam de algo.
É obrigação de qualquer empresa ter um bom atendimento, o que vai te diferenciar são as técnicas que irá usar para deixar o cliente mais “encantado”. Com propostas autênticas e estudadas de acordo com o perfil, você irá traçar suas estratégias, firmando sua marca e ganhando respeito.