População ainda prioriza atendimento com farmacêutico
Por mais que as áreas de autosserviço esteja crescendo nas empresas, grande parte da população ainda busca atendimento com farmacêuticos, aponta a Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia 2019.
Sobre o segmento de produtos adquirido na área de autosserviço: 62,44% afirmaram que compraram não medicamentos, 15,43% compraram medicamentos isentos de prescrição e 22,14% ambos. Isso tudo serve para mostrar que essa área, ainda precisa ser muito desenvolvida dentro das farmácias.
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Existem vários tipos de atendimentos que o cliente pode receber na farmácia, listamos alguns deles aqui abaixo:
ATENDIMENTO COM FARMACÊUTICOS CLÍNICO
No meio de um intenso debate sobre clínicas farmacêuticas, nos quais os clientes poderiam ser atendidos em variados serviços como vacinação, testes glicêmicos e aferição de pressão arterial, a pesquisa mostra que esse tipo de atendimento não é procurado pela maioria dos entrevistados.
Foram 96,78% entrevistados que afirmaram não utilizar nenhum serviço de assistência farmacêutica. “Esse dado mostra que muitas vezes o mercado coloca em pauta questões que não condizem com as reais vontades do cliente. Em nosso meio muitos falam que o caminho é ter clínica na loja, mas, para o cliente esse não é um fator tão relevante”.
Entre as poucas pessoas que buscam algum tipo de assistência na farmácia, se observou que: 1,88% foi ao estabelecimento para aplicação de injeção, 0,70% para controle de pressão arterial, 0,33% avaliação metabólica, 0,28% teste glicêmico e 0,05% aplicação de vacina.
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ATENDIMENTO DE QUALIDADE NA FARMÁCIA
Um bom atendimento é composto por praticamente 5 etapas, são elas: Identificar o cliente: O processo de atendimento e vendas se inicia com a identificação dos clientes.
Abordagem: Os clientes devem ser estudados ao máximo possível (suas necessidades, quem decide a compra, etc.) para se decidir a melhor abordagem a ser empregada.
Apresentação: O vendedor, nessa fase, apresenta o produto de forma a atrair a atenção e despertar no cliente o desejo de efetuar a compra.
Fechamento/ Acompanhamento: Nesse estágio, o vendedor tenta fechar a venda, nessa última etapa é indispensável se o vendedor deseja assegurar a satisfação do cliente e o reconhecimento de sua empresa.
Superação de objeções: Os clientes quase sempre levantam objeções durante a apresentação de vendas. Para superá-las, o vendedor precisa treinar ampla e profundamente suas habilidades de negociação.
A modernização é inevitável, mas um cliente satisfeito sempre volta.