População ainda prioriza atendimento com farmacêutico

População ainda prioriza atendimento com farmacêutico

Por mais que as áreas de autosserviço esteja crescendo nas empresas, grande parte da população ainda busca atendimento com farmacêuticos, aponta a Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia 2019.

Sobre o segmento de produtos adquirido na área de autosserviço: 62,44% afirmaram que compraram não medicamentos, 15,43% compraram medicamentos isentos de prescrição e 22,14% ambos. Isso tudo serve para mostrar que essa área, ainda precisa ser muito desenvolvida dentro das farmácias.

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Existem vários tipos de atendimentos que o cliente pode receber na farmácia, listamos alguns deles aqui abaixo:

ATENDIMENTO COM FARMACÊUTICOS CLÍNICO

No meio de um intenso debate sobre clínicas farmacêuticas, nos quais os clientes poderiam ser atendidos em variados serviços como vacinação, testes glicêmicos e aferição de pressão arterial, a pesquisa mostra que esse tipo de atendimento não é procurado pela maioria dos entrevistados.

Foram 96,78% entrevistados que afirmaram não utilizar nenhum serviço de assistência farmacêutica. “Esse dado mostra que muitas vezes o mercado coloca em pauta questões que não condizem com as reais vontades do cliente. Em nosso meio muitos falam que o caminho é ter clínica na loja, mas, para o cliente esse não é um fator tão relevante”.

Entre as poucas pessoas que buscam algum tipo de assistência na farmácia, se observou que: 1,88% foi ao estabelecimento para aplicação de injeção, 0,70% para controle de pressão arterial, 0,33% avaliação metabólica, 0,28% teste glicêmico e 0,05% aplicação de vacina.

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ATENDIMENTO DE QUALIDADE NA FARMÁCIA

Um bom atendimento é composto por praticamente 5 etapas, são elas:                                                                                                                                          Identificar o cliente: O processo de atendimento e vendas se inicia com a identificação dos clientes.

 Abordagem: Os clientes devem ser estudados ao máximo possível (suas necessidades, quem decide a compra, etc.) para se decidir a melhor abordagem a ser empregada.

Apresentação: O vendedor, nessa fase, apresenta o produto de forma a atrair a atenção e despertar no cliente o desejo de efetuar a compra.

 Fechamento/ Acompanhamento: Nesse estágio, o vendedor tenta fechar a venda, nessa última etapa é indispensável se o vendedor deseja assegurar a satisfação do cliente e o reconhecimento de sua empresa.

Superação de objeções: Os clientes quase sempre levantam objeções durante a apresentação de vendas. Para superá-las, o vendedor precisa treinar ampla e profundamente suas habilidades de negociação.

A modernização é inevitável, mas um cliente satisfeito sempre volta.

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