Quais os principais perfis de cliente das Drogarias?
Conhecer os diferentes perfis de clientes da farmácia é essencial para que o atendimento atinja ou supere as expectativas do consumidor. Vale ressaltar que caracterizamos o sucesso da venda quando o cliente tem uma ótima experiência no estabelecimento e sai satisfeito ao voltar para sua casa.
O gestor dessa farmácia precisa se atentar ao planejar a compra de estoque: a variedade de produtos deve ser baseada no perfil de cada cliente, e o conhecimento de como esses perfis impactam nos resultados do empreendimento é fundamental.
É de extrema importância escolher sabiamente o ordenamento dos produtos nas prateleiras, sua localização dentro do estabelecimento, acompanhar as tendências do mercado, saber o que e quanto comprar. E esse know how somente será adquirido possuindo o conhecimento dos perfis dos clientes da drogaria.
Para compreender melhor o perfil dos clientes da drogaria e promover um planejamento eficiente durante o cotidiano do negócio, o gestor deve prestar atenção à localização do estabelecimento e o fato de que naquela região circula uma variedade de público que pode se diferenciar por: faixa etária, sexo, poder de compra, preferências, etc.
Diante dessa vasta gama de perfis de clientes que podem adentrar em sua drogaria, vamos listar os principais, para que você possa direcionar seus esforços e atingir os melhores resultados!
O público idoso
Um dos principais frequentadores da sua farmácia, se não o principal, com certeza são os idosos.
Para atender o público idoso é de suma importância que o atendimento seja particularmente atencioso, pois esse perfil de consumidor busca um tratamento especial no momento da compra.
Além disso, vale lembrar que esse atendimento deve ser efetuado com muito cuidado e paciência, afinal as pessoas de idade mais avançada podem apresentar dificuldades para enxergar, ouvir ou até se locomover dentro da farmácia.
Vale ressaltar que a longevidade, justificada pelos dados de expectativa de vida, está em constante crescimento, e o público da terceira idade também.
Dessa forma, além de um atendimento especial a essa categoria, a análise estratégica para esse perfil consumidor deve ser feita de maneira diferenciada para que se consigam os melhores resultados.
Temos um artigo que trata especificamente desse público, checa lá.
O público feminino
Homens buscam uma experiência de compras mais objetiva e simplista; enquanto que as mulheres, por outro lado, gostam de explorar as prateleiras à procura de novidades e preços.
Para conquistar o perfil feminino em sua drogaria, uma estratégia eficiente é estimular o lado emocional com estratégias de marketing específicas. Assim, promova testes gratuitos de fragrâncias em lançamento, esmaltes, cremes e demonstrações de maquiagens que podem agradar diversas faixas etárias do público feminino.
Apesar das diferenças de perfis de uma drogaria, a maioria das mulheres se dirige à drogaria com o intuito de comprar itens de higiene e beleza. Por isso, é uma boa ideia criar departamentos voltados para essa demanda com lançamentos e promoções em locais bastante visíveis.
O público masculino
A principal característica encontrada no perfil masculino é a objetividade, e essa particularidade os acompanha na hora das compras. Na maioria das vezes, quando o homem se dirige à farmácia, ele já sabe o que quer comprar e busca diretamente esse produto.
Vale ressaltar que o comportamento de compra masculino preza pela praticidade e rapidez. Esse fato se dá pela assertividade desse perfil de cliente, que normalmente não faz comparações e outras análises durante a compra.
Se a drogaria for localizada próximo a uma academia, com um público frequentador da mesma, por exemplo, pode-se analisar a possibilidade de um espaço próprio para a exposição de produtos que interessem esse perfil, como suplementos, alimentos proteicos, isotônicos e similares.
E aí, o que achou de conhecer um pouco mais sobre os principais perfis de clientes de uma drogaria?
E na sua drogaria tem algum perfil que se destaca? Comenta ai e conta pra gente como trata esse perfil.
Esperamos ter ajudado na gestão da sua drogaria.
Até a próxima!