Saiba o que fazer para melhorar as vendas da farmácia
Melhorar as vendas da farmácia é o objetivo de todo empresário do setor. Para isso é fundamental analisar as estratégias de precificação e desenvolver comunicações sobre a loja.
Vale ressaltar que é preciso fazer comunicação tanto dentro da loja quanto fora. O ponto de venda é muito importante para agregar valor nas compras do consumidor. Porém, para que os clientes cheguem até a loja, é fundamental fazer outras propagandas na região da drogaria.
Além disso, melhorar as vendas da farmácia não é questão de sorte ou sazonalidade. Tudo é fruto de um planejamento bem feito e alinhado com as expectativas do empresário e o comportamento do público que consome na loja.
Ambiente Interno da farmácia
Dentro da loja há muitos fatores que precisam da atenção do proprietário para fazer com que o negócio flua da melhor maneira.
Mix/Estoque baixo
Um dos grandes problemas de uma drogaria é um mix de produtos que não atende as necessidades dos consumidores. A ruptura de estoque é um dos principais problemas de desistência de ir a uma loja e optar por um concorrente.
O consumidor que vai a sua drogaria e não encontra o produto que buscava, na próxima vez irá direto à farmácia que oferecia o que ele precisava naquele momento.
Como o varejo farmacêutico é muito competitivo, “perder” um cliente por conta de erros no planejamento do estoque da loja é extremamente complicado.
A solução para esse tipo de caso é fazer pesquisas de mercado para entender melhor as necessidades dos consumidores da região. É possível analisar as receitas médicas da farmácia para tentar se preparar para as demandas das principais doenças, além de analisar as vendas da loja para se preparar com estoque dos produtos de maior giro.
Isso nada mais é do que uma analisar da curva ABC da drogaria. Ou seja, entender a saída dos produtos e preparar o estoque e a reposição dos itens na loja. Outro ponto fundamental é ter um grande mix de produtos na loja. Aumentar a quantidade de SKUs na farmácia é muito importante para realmente oferecer uma grande variedade de itens aos consumidores.
Aqui é válido pensar tanto em medicamentos quanto não medicamentos. Suplementos e vitaminas também devem receber atenção nesse quesito.
Funcionários desmotivados/desqualificados
Muitas farmácias sofrem com a necessidade de engajar os funcionários em campanhas internas para melhorar a qualidade do atendimento. Porém, alguns empresários pensam nas vendas e metas da empresa e se esquecem de valorizar as pessoas que fazem parte do processo.
Valorizar pessoas significa realmente preparar um bom ambiente de trabalho, em que a pessoa se sinta bem para fazer o seu melhor. É preciso desenvolver o pensamento de que o balcão da farmácia não é apenas um local de “dispensação de caixinhas”.
Funcionários engajados conseguem se relacionar e se comunicar melhor com os consumidores. E isso pode aumentar as vendas da loja.
A sugestão é investir em treinamentos para os colaboradores. É possível trabalhar com capacitação em vendas, em relacionamento interpessoal. Sem falar também em desenvolver o conhecimento dos balconistas sobre os produtos. Funcionários que conhecem o que estão vendendo certamente são mais seguros na hora de fazer qualquer abordagem no diálogo com o consumidor.
Além disso, vale rever a remuneração dos funcionários, comissões e campanhas de vendas. Por mais que esse não deva ser o objetivo do trabalho, incentivos em determinadas categorias de produtos e campanhas internas podem engajar os funcionários. Apenas tome cuidado para não gerar uma competitividade negativa entre os funcionários da loja.
Outro fator fundamental são os feedbacks e o plano de carreira dos colaboradores. Desenvolva o RH da sua loja. Seja você ou algum funcionário específico para essas atividades, é muito importante que a abordagem com os colaboradores seja feita de maneira muito profissional e que motive a pessoa a se desenvolver junto com a empresa.
Problemas pessoais
Em farmácias menores ou nas que o proprietário ainda é muito presente no dia a dia da drogaria, quando há problemas pessoas é um complicador. A sugestão é capacitar alguém para substituí-lo quando necessário para que a empresa continue funcionando na sua ausência.
Descobrindo o perfil do cliente da farmácia
Má gestão
O varejo farmacêutico é um mercado em pleno desenvolvimento e que dificilmente sofre perdas por conta de crises econômicas. É um segmento muito resiliente. Por conta disso, muitos empresários que não dominam a gestão de empresas acabam seguindo no dia a dia por conta da “boa onda” do setor.
É muito importante saber analisar os indicadores da loja para ver onde é possível otimizar ações. Além disso, saber delegar funções é extremamente importante para o proprietário da loja. Muitos empresários ainda estão ligados ao balcão e ao atendimento. Quando deveriam estar mais voltados ao planejamento e à administração da empresa. É um processo de desenvolvimento e de mudança de pensamento. A sugestão é, aos poucos, transferir tarefas para outros funcionários e conseguir focar na gestão do negócio.
Gestão de tempo e organização
O dia a dia de uma farmácia é extremamente conturbado. Muitas pessoas entrando na loja, pedidos de reposição, lidar com os funcionários, entre outros fatores. E muito importante conseguir delegar tarefas e organizar a administração do negócio.
Tudo deve ter prioridade estabelecida para se conseguir iniciar e finalizar uma tarefa antes de ir para a próxima. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode gerar problemas, pois a pessoa certamente não conseguira dar a atenção devida a cada atividade.
Aprenda a fidelizar o seu cliente
Endividamento
A má gestão pode levar a sérios problemas financeiros. Ter um bom controle dos números da drogaria é fundamental. A dica é implantar um sistema financeiro avançado para gerir o negócio.
Outro ponto importante é ter uma projeção de despesas. Isso inclui custos fixos como aluguel, água, luz e salários (estruturais), mas também custos de reposição de produtos (variáveis).
É essencial não deixar de pagar os fornecedores e analisar gastos. O endividamento com os fornecedores prejudica a imagem da drogaria com e pode afetar as condições comerciais na compra de produtos.
Ambiente Externo da farmácia
O ambiente externo da loja faz muita diferença no resultado da drogaria. Chamar a atenção dos clientes da maneira correta e conseguir comunicar os diferencias da sua farmácia é fundamental para o sucesso do negócio.
Concorrência
Muitos empresários consideram a concorrência um grande problema dentro do varejo farmacêutico. E ela pode sim ser um risco para a sua drogaria. Mas lembre-se que você deve ter uma estratégia bem definida e se posicionar na região para os consumidores.
É possível fazer novos alinhamentos estratégicos com a chegada de concorrentes para combatê-los e manter ou conquistar novos clientes. Mas a estratégia da empresa deve ser mantida.
A sugestão é realizar pesquisas de mercado com frequência para ter uma noção da maneira como os concorrentes estão trabalhando. Além disso, para combater lojas nas proximidades a divulgação é fundamental.
Sazonalidades
Os períodos sazonais podem ser um problema para a drogaria caso não exista um bom planejamento. Fases como o mês de abril, em que há um aumento no preço dos medicamentos do Governo Federal devem ser levados em conta para planejar o estoque da farmácia e as reposições nesse período.
Por outro lado, as sazonalidades também podem ser fatores importantes para as vendas. O frio, por exemplo, em que muitas pessoas que não costumam ir à drogaria com frequência passar a visitar a loja, é possível fazer campanhas para gerar venda agregada e tentar fidelizar clientes para aumentar a frequência desse consumidor na loja.
Falta de divulgação
A divulgação realmente faz diferença nas vendas da farmácia. Uma drogaria consegue vender bem mais quando tem um bom marketing e consegue se comunicar melhor com os consumidores.
A sugestão é desenvolver encartes promocionais e também investir em ações em parceria com os laboratórios. Além disso, é possível desenvolver campanhas de prestação de serviço, como aferição de pressão e testes de glicemia.
Invista em desenvolver os pontos fracos do seu negócio e aumente o resultado da sua drogaria!