Serviços farmacêuticos autorizados em Drogarias
O curso de farmácia foi se firmando no Brasil a partir dos anos de 1940, e a evolução da profissão nos garantiu a atuação em mais de 150 setores diferentes. A área mais antiga, desde os boticários, é a dos farmacêuticos que atuam nos balcões de drogarias e farmácias, esses profissionais exercem um complexo serviço à população.
Os farmacêuticos balconistas que atuam em drogarias exercem atividades como, atenção farmacêutica, serviços farmacêuticos, assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processa a dispensação de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos. Há também a atuação como responsável técnico, que controla as vendas e receitas de medicamentos de controle especial e tarjados.
Há ainda para os farmacêuticos balconistas, os consultórios farmacêuticos. Essa modalidade foi autorizada em 2013 pelas Resoluções 585 e 586 e LEI Nº 13.021, DE 8 DE AGOSTO DE 2014 e de lá para cá, aumentou os serviços farmacêuticos. Hoje sabemos que existem serviços como podologia, aplicação de vacinas, injetáveis, entre outras atividades já regulamentadas no Brasil.
Vamos falar um pouco sobre as salas farmacêuticas em drogarias e farmácias. A empresa que queira ter o serviço diferenciado, terá que enquadrar a empresa na Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE (o seu Contador pode protocolar e mandar para a Receita Federal). Tendo seu enquadramento feito, ela deverá construir e equipar a sala de acordo com as exigências da ANVISA. O profissional deverá: possuir diploma de graduação em Farmácia, inscrição ativa e ficha ética limpa perante o conselho regional onde atua, se capacitar caso seja formado antes de 2019. Ter conhecimentos e competências clínicas e em gestão de serviços de saúde é também fundamental para o farmacêutico. Ter um diploma em farmácia clínica e prescrição farmacêutica é fundamental para um atendimento de qualidade.
Outros serviços oferecidos nas drogarias, praticados por farmacêuticos, são a aplicação de injetáveis, a avaliação de parâmetros fisiológicos e bioquímicos, como aferição de pressão arterial, glicemia e temperatura, perfuração de lóbulo auricular, atenção farmacêutica (avaliação de interações medicamentosas) e até conciliação medicamentosa (estudo da terapia medicamentosa assim que o paciente sai do hospital, determinando e avaliando os horários mais corretos para cada medicamento ser administrado).
Os serviços farmacêuticos são variados, e possuem grande importância em acompanhamento a pacientes idosos, diabéticos, pediátricos e gestantes, serviço esse chamado de Gestão de acompanhamento em saúde.
Oferecer serviços farmacêuticos na sua drogaria, ajudará a desafogar o sistema básico de saúde, garantindo saúde para a população e fidelizar os seus clientes aumentando os lucros.