Terceira Idade: A Melhor Parceria das Farmácias e Drogarias Brasileiras
Ao longo dos anos inúmeros problemas de saúde vão surgindo nos seres humanos, principalmente na velhice. Por esse motivo, é válido afirmar que a terceira idade é sem dúvida alguma o público que mais consome medicamentos no Brasil.
De acordo com alguns dados estatísticos coletados pelo IBGE, aproximadamente 13% da população brasileira detém mais de 60 anos e, futuramente, esse número deverá triplicar. Ou seja, a quantidade de idosos será substancialmente maior que a de crianças, jovens e adultos.
A obesidade é um fator agravante que vem aumentando na terceira idade, acarretando inúmeras patologias, como por exemplo: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e artrose. Com isso, os medicamentos e suplementos utilizados no tratamento dessas doenças serão ainda mais vendidos também para esse perfil de cliente.
Mesmo assim, devido aos avanços medicinais, e o acesso facilitado às informações, as pessoas estão mais conscientes sobre a importância do cuidado com a saúde e buscando uma melhor qualidade de vida, muitas vezes com o uso de suplementações encontradas nas drogarias.
É indispensável que as farmácias e drogarias ofereçam condições adequadas de atendimento para a terceira idade. E que mantenham um controle de estoque ajustado, visando sempre oferecer os produtos que esses clientes necessitam.
Dentre os produtos mais utilizados pelos idosos, estão:
- Suplementos alimentares
- Vitaminas
- Hidratantes
- Protetor solar
- Tintas para o cabelo
- Cosméticos
- Perfumaria
- Produtos de higiene pessoal
- Dietéticos
- Produtos para aplicação de prótese dentária
- Produtos dermatológicos
- Cremes para combater o envelhecimento precoce
Porém, não basta apenas possuir um estoque abastecido, mas também profissionais capacitados e que compreendam as necessidades da terceira idade.
Para melhor atendê-los, as farmácias e drogarias devem:
- Oferecer um atendimento diferenciado, visto que alguns idosos possuem necessidades especiais que devem ser levadas em consideração. Por exemplo, o público idoso pode ter dificuldade para ouvir ou interpretar algo que o farmacêutico falou. Ou seja, ter paciência e empatia no momento do atendimento é um enorme diferencial.
- A estrutura do estabelecimento também deve ser adaptada aos idosos, devendo excluir ou minimizar o uso de estruturas que podem ocasionar possíveis lesões, como rampas e escadas. É válido incluir algumas cadeiras para o idoso descansar durante a espera pelo atendimento, prezando assim, por sua integridade física.
- Caso haja algum tipo de sinalização na farmácia e/ou drogaria, as cores e letras devem ser grandes e extremamente chamativas, facilitando o processo de leitura.
- Os produtos mais consumidos pela terceira idade devem ser expostos em locais de fácil acesso, visando colaborar com o idoso.
- Quanto ao atendimento, o gerente da farmácia e/ou drogaria deve atentar-se ao atendimento preferencial.
Este, não deve estar presente apenas no balcão durante a aquisição do medicamento, mas também durante o pagamento no caixa.
Além disso, visto que as farmácias e drogarias possuem uma parceria consolidada, seria válido a implementação de cursos e palestras abordando as doenças que mais atingem o público idoso.
É notório que nesta fase da vida os recursos financeiros são menores e ao mesmo tempo o consumo de medicamentos é alto, por isso procure trabalhar com todas as possibilidades de descontos oferecidos à terceira idade. Os laboratórios oferecem de 30% a 70% de desconto aos idosos que fazem uso de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, como Parkinson, hipertensão e diabetes.
Se a sua drogaria ainda não faz parte do programa Farmácia Popular, procure participar. Aposentados e pensionistas podem ter até 50% de desconto na compra de medicamentos.
De forma resumida, a boa relação entre drogarias e idosos é extremamente importante para a indústria farmacêutica, para o varejo farmacêutico e principalmente contribuir positivamente para uma melhor qualidade de vida desses indivíduos.