Você no controle da operação do Ponto de Venda

Você no controle da operação do Ponto de Venda

Por que é vital? De acordo com o especialista em merchandising Rubens Fucitalo, o mercado de varejo farmacêutico é um setor extremamente competitivo e que, para se destacar, não basta ter excelência somente na área da saúde, mas também ser referência como um centro de conveniência, no qual o consumidor, além de saber que serviços seu estabelecimento oferece, seja suficientemente atraído ao estabelecimento para que ele se sinta compelido a entrar e comprar. E é isso que o Merchandising faz: ele torna seu negócio atraente para o consumidor, fazendo-o se sentir acolhido, como se sua empresa entendesse seus desejos e necessidades e facilitassem a compra – de forma prática, porém sedutora.

De acordo com Rubens, as farmácias, como qualquer negócio varejista, possuem DNA de vendas. Porém, os varejos farmacêuticos podem apresentar dificuldades em conhecer e identificar as necessidades e o comportamento de compra dos shoppers e consumidores das marcas. Como consequência, comprometem a visibilidade dos produtos nas gôndolas e limitam o potencial de vendas das categorias por não considerar suas peculiaridades.

Outro ponto fundamental é a exposição e apresentação adequada dos produtos – estes devem ser dispostos obedecendo a uma adequada gestão de categorias. As pontas de gôndolas são pontos nobres incentivando a compra por impulso, mesmo que não ofereçam grandes descontos. Devem ser negociadas ou usadas para promoções com as datas festivas do comércio, determinadas épocas do ano e chamadas para os produtos em folhetos promocionais.

Portanto, o merchandising não é só ter uma prateleira bonita – ele é uma ferramenta estratégica e poderosa arma de vendas, principalmente para os pequenos negócios, porque representa uma importante forma de se comunicar, para ações de marketing e de relacionamento com os clientes, com o respectivo fortalecimento da marca. Rubens é um parceiro da Terceiriza Varejo, com mais de 10 anos de experiência em seduzir e convencer seu cliente a comprar em seu estabelecimento, aguçando seus sentidos, sensações, percepções e desejos, preparando o ponto de venda para receber seu consumidor, criado uma ambientação adequada, com foco no resultado – que é a efetivação da compra ou a compra por impulso, o que contribui para o aumento do ticket médio.

Fonte: ABCFARMA

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